Economia

Greve afeta operações no Porto de Vitória

Vários cartazes fixados na entrada do Porto de Vitória mostraram que os Portuários estão em greve. A paralisação das atividades começou nesta terça-feira (15) e atinge cerca de 4 mil trabalhadores que prestam serviços aos portos. Segundo os grevistas, todas as operações da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), como carga e descarga de embarcações, o setor administrativo e também de manutenção foram paralisadas. 

Durante todo dia nenhum navio chegou ou saiu dos terminais. A previsão é que a greve dure 48 horas, mas caso os portuários não tenham nenhuma resposta em relação às reivindicações, a paralisação pode ser estendida. A categoria reivindica o cumprimento do acordo coletivo de trabalho sobre o plano de cargos, carreiras e salários.

“A categoria está a alguns anos solicitando da Codesa e dos órgãos públicos, principalmente do Governo Federal, uma revisão do plano de cargos, carreiras e salários. Vários trabalhadores do último concurso público não conseguem ficar na empresa por causa da condição salarial, que está totalmente fora do mercado”, explicou o Presidente do Sindicato Unificado da Orla Portuária, Ernani Pereira Pinto.

Em nota, a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) informou que está se esforçando para concretizar o novo plano de cargos e salários. A expectativa é que a implantação seja autorizada pelo Governo Federal ainda neste semestre. A nota destaca ainda que as atividades administrativas e operacionais foram parcialmente afetadas nos berços públicos. Já os terminais privados, localizados dentro da jurisdição da Codesa, estão funcionando normalmente.

Pontos moeda