Economia

Iema libera licenciamento do Porto de Itaipava

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) liberou o licenciamento ambiental necessário para o Porto Offshore de Itaipava, que agora poderá ser construído no município de Itapemirim. A informação, divulgada nesta sexta-feira (11), vêm dois dias depois da veiculação da notícia de que a empresa americana Edson Chouest Offshore (ECO) investiria R$ 950 milhões no Porto de Açu, no estado do Rio de Janeiro, ao invés de aplicar o recurso na construção do terminal no Sul do Estado.

A notícia foi amplamente divulgada pela imprensa nacional na quarta-feira, quando o contrato foi assinado. Depois disso, na quinta-feira (10) o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Theodorico Ferraço (DEM), lamentou em seu facebook que este empreendimento geraria 1,5 mil empregos no Espírito Santo e com a desistência, o Estado acabaria sendo prejudicado. 

Ferraço explicou que o empreendimento portuário, que atenderia à indústria de exploração e produção de petróleo e gás, iria alavancar o desenvolvimento econômico da região e do Estado.

Segundo o parlamentar, a empresa norte-americana por meses aguardou o início das obras do Contorno Rodoviário de Itaipava e do sistema de abastecimento de água, bem como o licenciamento ambiental para a criação de uma base de apoio offshore.

“O orgulho que tivemos de receber no município de Itapemirim a possibilidade real de investimento financeiro, que seria feito pela maior empresa de transporte marítimo, a Edson Chouest Offshore, foi lançado ao mar. Não sou porta-voz da empresa e, muito menos, tenho procuração para este fim, mas tenho esperança de que quando estivermos preparados e comprometidos com tão importante empreendimento, o projeto possa ser reestudado”, lamentou Ferraço na quinta-feira (10).

Pontos moeda