Economia

Mais de 20 mil postos de trabalho no Espírito Santo em quatro anos

Projetos privados em fase de construção ou em processo de licenciamento ambiental vão injetar na economia do Espírito Santo um montante de US$ 30 bilhões e gerar mais de 20 mil postos de trabalhos nos próximos quatro anos. O principal setor beneficiado será o de petróleo e gás natural e indústria naval.

O levantamento, que foi feito pela DVF Consultoria para o Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (Cdmec), aponta como exemplos os investimentos do Estaleiro Jurong Aracruz, que tem contratado o fornecimento de sete navios-sondas para a Petrobras, além do Complexo Gás Químico, em Linhares; as bases portuárias da Edison Chouest e Itaoca, em Itaipava; e o Porto Central, numa parceria com o Porto de Roterdã, em Presidente Kennedy.

O diretor da DVF, Durval Vieira de Freitas, lembrou ainda importantes projetos que deverão incrementar os investimentos até 2018 no Estado, como a entrada em operação da oitava Usina de Pelotização da Vale, na Grande Vitória; a quarta usina da Samarco, em Anchieta; e a retomada do terceiro Alto Forno da ArcelorMittal Tubarão, na Serra.

Ele destacou também que os empreendimentos relacionados no estudo serão responsáveis pela geração de aproximadamente 25 mil trabalhadores durante o período da construção e mais 16 mil na operação.

A cadeia de abastecimento das plantas industriais no Estado é constituída por 1.242 empresas, das quais 398 empresas compõem a indústria de base capixaba, empregando mais de 62 mil trabalhadores. Elas possuem uma capacidade mensal de produção de: 63 mil toneladas de estrutura e caldeiraria, 2 milhões de homens/hora em montagem e manutenção; e 370 mil homens/hora em gerenciamento de obras e engenharia.

“As empresas capixabas evoluíram e atualmente exportam bens e serviços para diferentes obras em diversos estados brasileiros. Existe espaço para atração de novas empresas e expansão das empresas atuais nos segmentos de fabricação de bens e materiais, em especial, para os setores de petróleo e gás e indústria naval”, lembrou Durval Vieira.

Metal
As perspectivas futuras para a indústria metalmecânica serão debatidas durante a Mec Show 2014 – Feira da Metalmecânica, Energia e Automação, considerado o maior evento do segmento no Estado, que acontece entre os dias 22 e 25 de julho, no Carapina Centro de Eventos.

Com a presença de representantes de empresas locais, nacionais e internacionais, a 3ª Conferência de Petróleo e Gás e da Indústria Naval irá apresentar e debater as oportunidades de negócios a serem desenvolvidos entre os fornecedores locais e os principais players do mercado.

“A proposta é focar em palestras sobre os investimentos na área de petróleo e gás, abordando ainda a indústria naval e a cadeia de abastecimento. A feira serve ainda como espaço para interação entre os fornecedores e os contratantes, que podem participar de Rodadas de Negócios e visitas técnicas”, lembrou o coordenador da Mec Show 2014, Marcos Milanez Milaneze.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado (Sindifer-ES), Manoel Pimenta, cada dia mais o setor se consolida como um dos mais importantes do Estado e do Brasil. “Muitas obras industriais de grande porte estão sendo edificadas com empresas capixabas e o segmento tem a oportunidade de apresentar a qualidade e diversidade de seus produtos e serviços. A feira é uma vitrine para as empresas que fornecem produtos na área”.

A Mec Show 2014 – Feira da Metalmecânica, Energia e Automação vai reunir cerca de 180 expositores e deve atrair mais de 17 mil visitantes durante os quatro dias de feira. O evento é uma parceria do Sindifer-ES e do Cdmec, com realização da Milanez & Milaneze em parceria com VeronaFiere. 
 

Pontos moeda