Economia

Membro do BC do Japão muda postura e adota otimismo

Okayama - Ryuzo Miyao, conselheiro do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) conhecido por declarações relativamente mais pessimistas sobre a economia japonesa, adotou um tom otimista ao falar nesta quinta-feira sobre os próximos meses. Isso sinaliza que os membros do banco central estão mais confiantes em derrotar mais de uma década de deflação.

"Os riscos estão amplamente equilibrados", disse, em discurso a líderes empresariais na cidade de Okayama. Na última declaração, em novembro, Miyao disse que estava "atento ao riscos", o que gerou especulações de que o BoJ estaria considerando expandir as medidas de estímulos no futuro.

Nessa semana o presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, afastou a possibilidade de novos estímulos ao optar por declarações otimistas sobre a economia. A fala de Miyao reforça essa visão.

O conselheiro do BoJ disse que o atual programa de alívio monetário contém todas as medidas necessárias para alcançar o objetivo e é mais forte que a tentativa anterior, na década passada, para derrotar a deflação. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda