Economia

Posto de gasolina é interditado por vender combustível adulterado em João Neiva

O Procon Estadual realizou ação de fiscalização na última quinta-feira (17), em um posto de combustível localizado no município de João Neiva, na Rodovia BR 101, a pedido da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A suspeita era de que o estabelecimento estava vendendo produto adulterado. 

Foi constatado a presença de substâncias não permitidas ou fora dos parâmetros legais nas amostras coletadas anteriormente no local. Em recente fiscalização de monitoramento da qualidade e aferição das bombas injetoras de gasolina foram encontradas irregularidades. Os testes registraram a incidência de até 93% de adulteração dos combustíveis que resultou na interdição do estabelecimento.  

“A legislação permite apenas a mistura de até 25% de etanol na gasolina e proíbe a mistura de qualquer tipo de solvente. As amostras foram encaminhadas ao laboratório da PUC/RJ, conveniado à ANP, para a realização de análise mais precisa e apontamento da substância utilizada na mistura do combustível”, explica o diretor-presidente do Procon Estadual, Paulo Barbosa.
 
Durante a operação, foi realizada a apreensão de um caminhão, de propriedade do estabelecimento fiscalizado, que estava descarregando combustível nos tanques de armazenamento. Foram realizados testes no combustível do caminhão e também foi constatada a existência de gasolina comum fora das especificações da ANP, com um percentual de 67% de adulteração.
 
Verificadas as diversas infrações e, inclusive a ocorrência em crimes contra as relações de consumo, foram interditados, cautelarmente, todos os bicos injetores de combustíveis das bombas e os tanques de armazenamento. Os tanques de armazenamento e transporte do caminhão também foram interditados.  

Pontos moeda