Economia

Oito mil contribuintes capixabas estão na mira da Receita Federal

A Receita Federal em Vitória vai apertar o cerco contra supostas fraudes na declaração do Imposto de Renda de pessoas físicas no Espírito Santo.  Durante o mês de abril, a Receita vai intimar 600 contribuintes para prestarem esclarecimento sobre seus rendimentos declarados.

A ação é conjunta a outro procedimento de fiscalização já existente. Durante todo o ano, 8 mil pessoas físicas deverão ser intimadas.

Em 2013, foram realizados procedimentos fiscais em mais de 8.700 pessoas. A Receita Federal conseguiu recuperar o montante de R$ 143.000,00, valor correspondente a impostos, multas e juros corrigidos.

Ivon Schayder, delegado-adjunto da Receita Federal, explicou que muitos contribuintes caem na malha fina por deixarem a declaração para última hora. “Muitas pessoas só declaram o Imposto de Renda no último dia. O ideal é fazer o quanto antes. A chance de errar quando se tem tempo é menor”, disse.

Nessa primeira etapa, quem receber a intimação deve comparecer à Receita apenas para comprovar os dados informados na declaração. O contribuinte pode ter caído na malha fina de um dos cinco anos anteriores e, por isso, é imprescindível guardar a documentação referente ao período.

A fiscalização intensificada neste mês tem o objetivo de corrigir as falhas dos anos anteriores, mas também de prevenir que os mesmos erros sejam cometidos na declaração referente a 2013, que tem até 30 de abril para ser entregue. O delegado explica que os contribuintes podem, antes de iniciado qualquer procedimento fiscal, retificar as declarações de IR já entregues de modo a corrigir informações que não possam ser comprovadas.

"Quando o contribuinte faz a declaração, no dia seguinte ele já pode fazer o auto de regularização. Ele já identifica se tem erro e envia uma nova declaração para substituir a primeira. É a declaração retificadora”, diz.

Pontos moeda