Economia

Servidores da Prefeitura de Vitória vão ter reajuste salarial a partir de maio

Os servidores da Prefeitura de Vitória terão um reajuste de 3% nos vencimentos a partir do pagamento do mês de maio. O anúncio foi feito pelo prefeito Luciano Rezende no final da manhã desta sexta-feira (11).

De acordo com o prefeito, esse é mais um compromisso da gestão no que diz respeito à valorização dos servidores municipais. "Mesmo com o quadro de perda de receita brutal e dificuldade financeira, nós estamos mantendo a qualidade dos serviços na cidade e os investimentos, cortando onde a gente pode cortar, como área meio, viagens, passagens, aluguel de carros, comissões, cargos comissionados, entre outros, para que nós possamos valorizar, principalmente, o funcionário público efetivo", ressalta.

O prefeito Luciano Rezende ainda destacou a reposição da inflação em 2013. "Como fizemos no ano passado, quando repusemos a inflação de todo o ano, vamos agora neste ano de 2014 iniciar, no próximo mês, a reposição inflacionária".

Nesse primeiro momento, os servidores da Prefeitura terão um reajuste salarial de 3%, mas, ao longo do ano, dependendo da movimentação da receita, a administração vai estudar a possibilidade de repor o restante da inflação, segundo o prefeito.

Valorização

Segundo a secretária municipal de Administração, Sueli Mattos de Souza, o reajuste faz parte da política de valorização da Prefeitura para com o servidor e cumpre o que tem acertado com sindicatos para repor a inflação. "No ano passado, além da reposição, implantamos o vale-alimentação, um anseio de mais de 10 anos de todos os servidores", apontou.

Receita

De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Alberto Borges, há um grande esforço da administração para dar esse reajuste, em virtude da queda da participação de Vitória no Fundo Estadual de Participação dos Municípios, que distribui o ICMS, de 20% para 17,5% ao longo deste ano, o que vai gerar uma perda de arrecadação de R$ 50 milhões em receitas do ICMS.

"Neste primeiro trimestre, já com preços corrigidos pelo IPCA, houve uma perda de R$ 16,8 milhões na receita do ICMS", afirmou.

Pontos moeda