Economia

Varejo capixaba registra queda de 2% nas vendas em fevereiro

O Espírito Santo registrou queda de 2% nas vendas no varejo em comparação aos resultados do mês de janeiro deste ano. Dessa forma, o Estado ocupou o terceiro lugar no ranking das unidades da federação com maiores quedas, perdendo apenas para Amazonas (-40%) e Paraíba (-2,7%). 

Dos 27 estados, apenas 16 registraram crescimento nas vendas na comparação entre janeiro e fevereiro. As maiores variações positivas ficaram com o Amapá (3,8%), seguido do Pará (2,4%), de Mato Grosso (2,1%), do Ceará (1,8%) e de Alagoas (1,5%). Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Crescimento de 8,5% em comparação com o ano passado

Já na comparação com o mês de fevereiro do ano passado, as vendas no varejo aumentaram 8,5% em todos os estados do país.

O destaque, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), ficou com Alagoas, onde o crescimento das vendas chegou a 18,1%; seguido do Tocantins (16,3%); Maranhão (15,9%); da Bahia (15,7%); e do Acre (15,6%).

No que diz respeito à contribuição para a taxa global, no entanto, a maior influência foi exercida pelo comércio varejista de São Paulo, apesar de a expansão do estado ter sido bem menor (8,5%), vindo em seguida Bahia, Minas Gerais (com crescimento de 7,0%), Rio de Janeiro (5,1%) e Rio Grande do Sul (8,7%). (As informações são da Agência Brasil)

Pontos moeda