Economia

Variação de preços dos ovos de páscoa pode chegar a 50% nos supermercados do ES

A Páscoa será comemorada neste domingo (20) e ainda é possível observar a movimentação no comércio na busca por chocolates. Há ainda quem deixa as compras para a última hora, à procura por melhores condições de preços e promoções. Diante deste cenário, o Procon Estadual realizou pesquisa de preços dos ovos de Páscoa, entre os dias 10 e 15 de abril, em seis estabelecimentos da Grande Vitória. O objetivo da pesquisa é de orientar o consumidor sobre as suas escolhas de consumo e mostrar que pesquisar é sempre a melhor alternativa para economizar.

Foram coletados os preços de 114 itens das marcas Garoto, Nestlé, Lacta e Arcor. A pesquisa demonstra o preço mínimo e máximo dos produtos e as variações de preços que podem chegar a 50,7%, como no caso do ovo Vingadores, número 15 com 180g, da marca Garoto. Em um supermercado o valor do ovo é de R$ 19,90, enquanto em outro comércio ele sai por R$ 29,99. Outra grande diferença acontece com o ovo Diamante Negro, número 15 com 205g, da Lacta, que atinge uma variação de 48,85% entre o valor máximo e o mínimo. 

O diretor-presidente do Procon Estadual, Paulo Barbosa, explica que os preços divulgados foram coletados entre os dias 10 e 15 de abril, sendo assim, os preços atuais nas lojas podem ser diferentes, inclusive por ocasiões de descontos especiais e promoções. “É comum a prática de promoções às vésperas da Páscoa objetivando a venda de todo o estoque de produtos temáticos”, diz.

O diretor informa ainda que no Brasil não existe tabelamento de preços, por isso a grande variação dos preços dos produtos encontrados no mercado. “O levantamento feito pelo Procon-ES reflete a importância de pesquisar antes de comprar. Essa é a saída para quem quer economizar. Outra dica é não se deixar fisgar pelas estratégias das lojas para atrair a clientela. O consumidor deve avaliar a sua condição financeira e reconsiderar os seus hábitos de consumo”, ressalta.

Os resultados da pesquisa não podem ser utilizados para fins publicitários. Os preços divulgados são de total responsabilidade dos estabelecimentos comerciais.

Dicas para às compras:

- Para os papais que querem economizar, é aconselhável que deixem as crianças em casa na hora de ir às compras. Os ovos chamam atenção pelas cores da embalagem, pelo tamanho e, especialmente, pelos brinquedos. Por isso, fica difícil controlar os impulsos das crianças e escolher um produto na medida do bolso. Há, ainda, novidades no mercado em que nem sequer um chocolate acompanha o brinquedo, sendo o último o foco principal.

- Antes de comprar ovos de Páscoa, é preciso verificar a data de validade e os seus ingredientes. É importante levar em consideração o peso do ovo e não a numeração, já que essa relação peso/número varia de acordo com o fabricante.

- O consumidor que optar por versões diet ou light dos ovos de Páscoa deve ficar atento. As nomenclaturas diet e light não significam necessariamente que esses produtos são isentos ou tenham percentual reduzido de açúcar ou energia.

- Segundo definição apresentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alimentos diet apresentam na sua composição quantidades insignificantes ou são totalmente isentos de algum nutriente, enquanto os light são aqueles que apresentam a quantidade de algum nutriente ou valor energético reduzido quando comparado a um alimento convencional. 

- Sobre chocolates sem açúcar, a Anvisa afirma que, embora estes produtos não tenham açúcar como ingrediente, eles apresentam mais gordura do que os chocolates convencionais e, por isso, o consumo deve ser moderado.

- Entre os ovos direcionados ao público infantil, é comum a substituição dos bombons do recheio por brindes surpresa. Nessa situação, a recomendação do Procon Estadual é conferir a indicação de faixa etária e o selo de aprovação do Inmetro na embalagem.

- Se for constatada a diferenciação do preço descrito na gôndola com o valor cobrado no caixa, o consumidor deve pagar o menor preço entre eles.

- Se o fornecedor anunciar uma promoção ele deve cumpri-la, pois a negativa caracteriza descumprimento à oferta ou até publicidade enganosa, segundo o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

- Cheques e cartões de débito e crédito, sem parcelamento, são considerados formas de pagamento à vista. Portanto, se a loja oferecer um desconto, ele deve valer para todas as formas de pagamento aceitas pelo estabelecimento;

- Exija sempre a nota fiscal do produto, essencial para a troca, garantia e eventual reclamação.

- Se o consumidor optar por comprar os ovos de chocolate após a Páscoa, pode encontrar preços melhores, mas também corre o risco de não encontrar alguns modelos. Há ainda os ovos amassados ou quebrados. Os supermercados podem vendê-los, mas o consumidor tem que observar se a embalagem não está danificada e também reivindicar preços mais em conta.

 PESQUISA DE PREÇOS DE OVOS DE PÁSCOA - 2014

Pontos moeda