Economia

Vendas no varejo no Estado devem crescer 4% na Páscoa

Com os itens de maior demanda durante a Semana Santa 7,5% mais caros segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), a expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) é que as vendas cresçam 4% na Páscoa de 2014 comparado o mesmo período de 2013.
 
“A Páscoa é tradicionalmente um período de boas vendas. Porém, esse movimento está sendo abaixo do esperado por conta da inflação alta e menor crescimento do poder de compra do consumidor este ano, o que vai impactar no resultado das vendas”, revela o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri.
 
A aposta para tentar diminuir a queda este ano são os brindes que acompanham os ovos de chocolate, especialmente com motivos ligados à Copa do Mundo. Além da venda de produtos, neste período uma parcela do movimento econômico estadual cresce impulsionado pelo turismo de lazer, por isso o presidente da Fecomércio-ES alerta para que os empresários se organizem para potencializar oportunidades de negócios.
 
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes para o varejo em faturamento e em volume de vendas, juntamente com o Natal, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.
 
Cenário Nacional
 
A Semana Santa no país deve registrar alta de 3,7%, movimentado R$ 2,04 bilhões, segundo previsão da Confederação Nacional do Comércio (CNC). A estimativa é a menor nos últimos dez anos, desde 2004, em que foi registrado queda de 4,5%. O principal motivo é a inflação mais alta dos itens demandados para a data.

Pontos moeda