Economia

FGV apura queda de 6,4% na confiança do comércio

Redação Folha Vitória

Rio - A confiança do empresário do comércio evoluiu em um ritmo desfavorável no segundo trimestre. O Índice de Confiança do Comércio (Icom), divulgado nesta sexta-feira, 27, pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 6,4% na comparação com igual período de 2013. Esta é a queda mais intensa desde o trimestre findo em dezembro de 2011, quando o recuo foi de 6,8% na mesma base. No mês passado, a taxa trimestral interanual havia sido de -4,4%.

"O resultado geral da pesquisa confirma a tendência de desaceleração do nível de atividade do setor no segundo trimestre de 2014, e a diminuição do otimismo do empresariado em relação à possibilidade de recuperação no horizonte de abrangência da pesquisa (entre três e seis meses)", avaliou a FGV, em nota oficial.

No segundo trimestre deste ano, o Icom ficou em 114,7 pontos. Em igual período de 2013, o indicador havia ficado em 122,5 pontos. O Índice da Situação Atual (ISA-COM) do segundo trimestre teve queda de 7,1% em relação a igual período do ano passado. Em maio, a variação trimestral havia sido de -7,2% na mesma comparação.

Na média de abril a junho, 13,5% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte (contra 16,0% em igual período do ano anterior), e 25,4% como fraca (contra 21,1% na mesma base). Já o Índice de Expectativa (IE-COM) caiu 6,0% no segundo trimestre contra igual período de 2013. No trimestre até maio deste ano, a queda era de 2,6%, na mesma base. A coleta de dados para a edição de junho da sondagem foi realizada entre os dias 02 e 24 deste mês e obteve informações de 1.213 empresas.

Pontos moeda