Economia

Confiança de empresários do comércio para contratações cresce 0,7% no Estado

O IEEC que tinha recuado -4,9% em maio, em junho registrou menor queda (-2,7%). O mesmo aconteceu com o ICAEC do comércio e das empresas, que retraiu -0,3% em junho ante -1,1% em maio

As empresas com até 50 empregados apresentaram recuo de -0,9%, ante -1,7% em maio Foto: Divulgação

Os empresários do comércio mantêm o otimismo em relação aos investimentos e contratações na empresa, de acordo com a pesquisa Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES). É o que mostra o subíndice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) que registrou crescimento de +0,7%, com 98,1 pontos ante 97,4 pontos em maio.

Os subíndices de Contratação de Funcionários (IC) e Nível de Investimento das Empresas (NIE) também registraram crescimento, +2,5% e +2%, respectivamente. Em contrapartida, a Situação Atual de Estoques (SAE) apresentou recuo de -2,7%. Mesmo com o otimismo, os empresários não estão seguros quanto a economia. Neste mês, o índice geral do ICEC recuou -1%, registrando 100,2 pontos ante 101,2 pontos em maio. Mas, a queda foi menor que a registrada entre abril e maio (-2,0%).

Os subíndices Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) e Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) puxaram a queda. O IEEC que tinha recuado -4,9% em maio, em junho registrou menor queda (-2,7%), resultado dos indicadores que avaliam a expectativa da economia, do comércio e das empresas comerciais, e que registraram uma queda menor em relação ao mês anterior. O mesmo aconteceu com o ICAEC, subíndice que avalia as condições da economia, do comércio e das empresas, que retraiu -0,3% em junho ante -1,1% em maio.

 “O empresariado segue com investimentos para os próximos meses, porém em ritmo moderado, influenciado, justamente, pelas condições atuais da economia, que não se encontra em um cenário favorável. Estamos lidando com desaceleração econômico, juros altos, inflação elevada, entre outros fatores”, ponderou o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri.

Porte

Na comparação pelo porte, as empresas registraram queda em junho, porém os números dos indicadores foram menores em relação a maio. As empresas com até 50 empregados apresentaram recuo de -0,9%, ante -1,7% em maio. Já as empresas com mais de 50 empregados, o recuou foi de -3,0%, já em maio a queda foi de -9,8%.

Grupo de atividade

O grupo de atividade, avaliado pela pesquisa, registrou melhora em todos os indicadores. Os produtos não duráveis cresceu +1,5%, o semi-duráveis recuou -3,2% e os duráveis -0,5%. Em maio, respectivamente, o recuo tinha sido de -0,8%, -3,8% e -0,7%.
 

Pontos moeda