Economia

Consumo das famílias capixabas aumentou de junho para julho

Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo aponta crescimento tímido após dois meses consecutivos de queda

Consumo no ES cresce um ponto de junho a julho Foto: Divulgação

Com cautela e atentas ao cenário econômico, as famílias capixabas retomaram o consumo após dois meses consecutivos de queda, segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES). Em julho, a pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu um ponto, registrando 105,2 pontos ante 104,2 pontos em junho.

Ainda que de forma tímida o consumo reacende, mas as perspectivas para o crescimento seguem desaquecidas. “A desaceleração recente da inflação de alimentos e os efeitos temporários produzidos pela Copa do Mundo podem ter auxiliado na manutenção geral das perspectivas. Apesar do resultado positivo de julho, a percepção das famílias não muda tão rapidamente”, destaca o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri.

Para os capixabas, o momento está propício para o consumo de produtos duráveis, que neste mês elevou 1,9 pontos, registrando 100,3 pontos em comparação com 98,4 pontos no mês anterior.

Analisando as condições atuais e as perspectivas futuras da economia, as estimativas da Fecomércio ES é que o volume de vendas do varejo obtenha um crescimento ao redor de 4,5% em 2014. “Espera-se que, seguindo a tendência de anos anteriores, esse cenário, ainda que de forma contida, melhore no segundo semestre, que a economia retome seu fôlego e volte ao seu dinamismo", enfatiza Sepulcri.

Possíveis causas

As famílias estão mais confiantes com o cenário profissional. Na avaliação do emprego atual, o subíndice cresceu, passando de 127,7 pontos para 129,2 pontos em julho. O mesmo aconteceu com a perspectiva profissional, que registrou alta, passando de 89,2 pontos para 92,9 pontos neste mês. O otimismo atingiu também a renda atual, que aumentou 0,6 pontos (110,8 pontos).

O acesso ao crédito também contribuiu para um cenário de consumo mais favorável, que neste mês subiu 1,4 pontos, passando de 107,8 pontos em julho para 109,2 pontos. Embora o acesso ao crédito tenha expandido, o consumo atual retraiu 2,7 pontos em julho (89,1 pontos). Porém, as perspectivas de consumo são positivas, e o subíndice aumentou de 103,8 pontos para 104,6 pontos.

Pontos moeda