Economia

IBGE: receita do setor de serviços sobe 6,6% em maio

Redação Folha Vitória

Rio - A receita bruta nominal do setor de serviços subiu 6,6% em maio, ante igual mês de 2013, informou nesta quinta-feira, 17, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A receita bruta do setor acumula alta de 7,7% no ano e elevação de 8,2% em 12 meses.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foi inaugurada em agosto do ano passado, com série histórica desde janeiro de 2012. A pesquisa produz índices nominais de receita bruta, desagregados por atividades e com detalhes para alguns Estados, divididos em três tipos principais: o índice do mês frente a igual mês do ano anterior; o índice acumulado no ano; e o índice acumulado em 12 meses.

Ainda não há divulgação de dados com ajuste sazonal (mês contra mês imediatamente anterior), pois, segundo o IBGE, a dessazonalização requer a existência de uma série histórica de aproximadamente quatro anos.

De acordo com IBGE, a receita bruta nominal do setor de serviços prestados às famílias cresceu 11,6% em maio ante maio de 2013. No mesmo período, os serviços de informação e comunicação tiveram aumento de 4,5%, enquanto os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 7,8%. Os transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio se expandiram 7,5%, e os outros serviços, 5,6%.

Pontos moeda