Economia

Sanções contra Rússia visam mercado de capitais e armas

Redação Folha Vitória

São Paulo - A União Europeia chegou a um acordo para impor sanções contra setores da economia da Rússia, segundo diplomatas. As medidas discutidas em reunião nesta terça-feira marcam um endurecimento da UE contra o país, que é acusado de dar apoio aos separatistas do leste da Ucrânia.

As sanções têm como alvo quatro setores econômicos, incluindo o financeiro, o setor de armamentos, de equipamentos militares e máquinas para produção de petróleo, segundos fontes diplomáticas. A UE também vai restringir a capacidade de bancos estatais russos de se financiarem nos mercados europeus.

A decisão inclui ainda um embargo sobre o comércio de armas e exportações militares e tecnologia usada em exploração não-convencional de petróleo.

"Há um consenso político. As sanções cobrem todas as principais áreas que dão acesso aos mercados de capital e incluem embargo de importação e exportação de armas e tecnologia para uso militar e alguns equipamentos relacionados a produção de energia", afirmou uma fonte com informações sobre a reunião desta terça-feira.

Segundo diplomatas, as medidas punitivas devem ser publicadas com detalhes e entrar em vigor nesta quinta-feira.

Pontos moeda