Economia

Venda de livros aumentou e crescimento do setor foi superior a 7%

Pesquisa mostra que mercado editorial brasileiro ultrapassou a marca de 279 milhões de livros vendidos. Mais de 70% das vendas foram destinadas ao Governo

Venda de livros superou marca de 279 milhões de exemplares Foto: Divulgação

Em 2013, o mercado editorial brasileiro superou o número de vendas no ano anterior: no total, 279,66 milhões de livros foram vendidos, mais de 11 milhões a mais que em 2012. Desse número, mais de 70% foram vendas de exemplares destinados ao Governo. 

Quanto ao faturamento, o crescimento nominal do setor foi de 7,52%, com R$ 5,35 bilhões. O preço médio corrente do livro cresceu 1,70% em 2013, em relação ao ano anterior. 

Os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (FIPE/USP), sob encomenda da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato dos Editores de Livros (SNEL), divulgada nesta terça-feira (22). 

O levantamento abrange os segmentos básicos do setor: o mercado (editoras, livrarias e outros pontos de venda) e o governo (que compra das editoras por meio de programas, como o Plano Nacional do Livro Didático - PNLD).

Os livros classificados como ‘Obras Gerais’ apresentaram o melhor desempenho de vendas em 2013. Foram vendidos 121,67 milhões de exemplares, ante 108,95 milhões no ano anterior. Em seguida, vem a categoria “Religiosos”, que elevou as vendas de exemplares para 72,50 milhões.

O menor desempenho com relação às vendas ao mercado foi do subsetor Didáticos. Houve queda de 3,86% em 2013. 

Pontos de venda

As livrarias foram o principal canal de comercialização do setor no ano passado: 50,59% dos exemplares foram comercializados nas lojas, o equivalente a 141,47 milhões de obras. Os distribuidores foram a segunda forma de compra mais utilizada, ocupando 20,50% do mercado, com 57,33 milhões de exemplares.

O setor Porta a Porta e Catálogo manteve-se na terceira posição do canal de vendas em 2013, com percentual foi de 8,74% Na sequência, vem o segmento Igrejas e Templos, que também aumentou sua participação como canal de vendas. Para 3,25%, com 9,09 milhões de exemplares vendidos. 

Os supermercados e as bancas de jornal apresentaram, respectivamente, 3,06% e 2,06% das vendas.

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