Economia

FGV: confiança do comércio recua no trimestre até agosto

Redação Folha Vitória

Rio - A confiança do empresário do comércio evoluiu em um ritmo desfavorável no trimestre encerrado em agosto. O Índice de Confiança do Comércio (Icom), divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta quinta-feira, 28, caiu 7,3% na comparação com igual período de 2013. Em julho, a taxa trimestral interanual havia ficado negativa em 6,3%. "Passado o período de feriados relacionados à Copa do Mundo, a aceleração das vendas em julho e agosto parece ter sido mais fraca do que o esperado. Este desapontamento, associado às chances reduzidas de mudanças no curtíssimo prazo, mantém o cenário de baixo crescimento para o setor até o final do ano", avaliou a FGV, em nota.

No trimestre até agosto, o Icom ficou em 113,3 pontos. Em igual período de 2013, o indicador havia ficado em 122,2 pontos. O resultado decorreu da combinação de piora do quadro atual e melhora das expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice de Expectativa (IE-COM) caiu 4,3% nos três meses até agosto ante igual período de 2013. Até julho deste ano, a queda era de 4,7%, na mesma base.

O Índice da Situação Atual (ISA-COM), por sua vez, teve queda de 12,1% no trimestre até agosto em relação a igual período do ano passado. Em julho, a variação trimestral havia sido de -8,9% na mesma comparação.

Na média de junho a agosto, 11,7% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte (contra 16,4% em igual período do ano anterior), e 29,6% como fraca (contra 23,1% na mesma base). Os porcentuais também são maiores do que o observado em julho deste ano. A coleta de dados para a edição de agosto da sondagem foi realizada entre os dias 4 e 26 deste mês e obteve informações de 1.137 empresas.

Pontos moeda