Economia

Mais de 100 mil residências do Norte do ES vão pagar quase 30% a mais na conta de luz

O reajuste aprovado médio é de 30,05%. Para os clientes de alta tensão, que são as indústrias, o aumento será de 30,42%. Já para os consumidores residenciais, o reajuste será de 28,72%

Dez municípios da região Norte, e um distrito de Santa Teresa terão tarifas reajustadas Foto: Reprodução/ELFSM

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na manhã desta quarta-feira (13), durante reunião pública, o reajuste nas tarifas de clientes da Empresa Luz e Força Santa Maria (ELFSM), que atende a dez municípios da região Norte e Serrana do Espírito Santo.

Para os consumidores residenciais, o reajuste será de 28,72%. Os novos valores serão aplicados a partir da próxima sexta-feira (15) para mais de 101 mil de unidades consumidoras localizadas na região.

Ao calcular o reajuste, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos de distribuição e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.

O reajuste aprovado médio é de 30,05%. Para os clientes de alta tensão da ELFSM, que são as indústrias, o aumento será de 30,42%. Já para os consumidores residenciais, o reajuste será de 28,72%.

Mais informações sobre os reajustes tarifários podem ser consultadas no endereço eletrônico oficial da www.aneel.gov.br.

Pontos moeda