Economia

Abegás: consumo de gás natural cresce 3,3% em julho

Redação Folha Vitória

São Paulo - O consumo de gás natural no Brasil atingiu a marca de 78,392 milhões de metros cúbicos diários (m 3/d) em julho, de acordo com dados publicados nesta terça-feira, 2, pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). O montante representa expansão de 3,3% em relação ao mês anterior e um salto de 21,4% na comparação com julho de 2013. No acumulado dos sete primeiros meses do ano a expansão ficou em 10,96%.

Os números de julho continuaram influenciados positivamente pela utilização de gás natural para o abastecimento das térmicas, segmento que atualmente movimenta volumes superiores àqueles destinados ao uso industrial. Na comparação com junho deste ano, o consumo de gás pelas térmicas cresceu 4,8%.

Quando a base de comparação é julho de 2013, a expansão atinge 44,4%. No acumulado de janeiro a julho, a demanda cresce 14,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados de julho também trazem recuperação do consumo industrial, ao menos na comparação com junho. O volume cresceu 2,11%. Em relação a julho do ano passado, contudo, houve queda de 1,5%. No acumulado anual, o indicador continua positivo, com expansão de 1,4%.

O presidente-executivo da Abegás, Augusto Salomon, alerta, contudo, que o cenário para os próximos meses não é tão favorável quando o assunto é consumo industrial. "O resultado poderá ser comprometido nos próximos meses do ano, devido à retirada do desconto de 1,57% da Petrobras, no gás natural, desde 1º de agosto", destacou em nota o executivo.

Do lado negativo, chama atenção a redução do consumo nas categorias residencial e comercial. A primeira encolheu 6,9% na comparação entre julho e junho deste ano e 7,8% na comparação entre meses de julho. No caso da comercial, a queda foi de 4,1% na comparação mensal e 4,6% na comparação anualizada.

Pontos moeda