Economia

Comércio perde até R$ 4 milhões com protesto de ônibus na Grande Vitória

Os consumidores deixam de ir às ruas em função da falta de transporte público, responsável por locomover mais de 80% dos trabalhadores, afirma presidente da Fecomércio

O comércio foi afetado com a falta de ônibus na Grande Vitória Foto: TV Vitória

A paralisação dos rodoviários, que aconteceu nesta terça-feira (30), causou prejuízos na Grande Vitória. No comércio capixaba as perdas de faturamento variam de R$ 3 a 4 milhões, de acordo com dados divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

Segundo José Lino Sepulcri, presidente da Fecomércio-ES, a perda de faturamento acontece, principalmente, porque os consumidores deixam de ir às ruas em função da ausência de transporte público, responsável por locomover mais de 80% dos trabalhadores do comércio. 

Paralisação de rodoviários: veja fotos do dia sem ônibus na Grande Vitória!

“Nessas situações as pessoas não saem de casa sem transporte. Elas só vão fazer compras daquilo que realmente são de grande necessidade. Hoje, as lojas que abriram funcionaram com o mínimo de efetivo, o que atrapalhou as vendas, e ainda tivemos a greve dos bancários, que contribuiu para esse cenário”, destaca.
 
Caso o funcionário não consiga chegar ao local de trabalho por causa do transporte, o patrão tem de abonar a falta, pois a ausência do funcionário aconteceu “por motivo de força maior”.

Em Vitória, dentro das lojas era possível ver poucos clientes. Nas que estavam praticamente vazias, os vendedores aproveitavam para ler o jornal. Muitos funcionários que estavam trabalhando os patrões buscaram em casa. 

Em vila velha a situação não foi diferente. No Pólo de Confecções da Glória, que em dias normais fica bastante movimentado, nesta terça-feira ficou praticamente parado.

Pontos moeda