Economia

Confiança do industrial gaúcho cai em setembro

Redação Folha Vitória

Porto Alegre - O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Rio Grande do Sul (ICE-RS) somou 43,2 pontos em setembro, ante 43,5 em agosto, informou nesta quinta-feira, 18, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). O número o segundo menor já registrado pela pesquisa.

"A falta de confiança tem refletido as muitas incertezas do empresário com relação ao futuro. Para a maioria deles, ainda não há expectativa de crescimento econômico no curto prazo nem está nítido quando haverá uma retomada", afirmou o presidente da Fiergs, Heitor José Müller.

De acordo com a pesquisa, a percepção do empresário sobre as condições recentes do setor industrial atingiu 36,3 pontos, mesmo nível de 2009, no auge dos efeitos da crise internacional. O levantamento mostrou que para 76,8% dos entrevistados a situação no Brasil se agravou e apenas para 1,4% melhorou.

O indicador que mede as expectativas para os próximos seis meses ficou em 46,7 pontos em setembro. Segundo a Fiergs, tanto o cenário traçado para o futuro da conjuntura econômica nacional (37,4 pontos) como o para o da regional (39 pontos) são marcados pelo pessimismo.

O único indicador positivo, acima da linha dos 50 pontos, é referente ao futuro das empresas (51,8 pontos). Mesmo assim, é o segundo menor índice da categoria já registrado pela série histórica.

Pontos moeda