Economia

Mais da metade dos capixabas tem computador e internet em casa

Internet está presente em 88% dos lares que possuem o equipamento. Estudo constatou ainda que 91% das famílias possuem pelo menos um aparelho celular

Foto: Agência Brasil

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada em 2013 em 24 municípios capixabas mostra que 52% das residências pesquisadas no Estado possuíam microcomputadores e em 88% delas havia rede de internet. O estudo constatou ainda que 91% das famílias possuem pelo menos um aparelho celular.

Além do comportamento de consumo quanto a esses dois itens, a PNAD revelou também que 73,9% da população maior que 15 anos de idade possui alguma forma de renda. A maior parte – 39,6% - recebem entre um e três salários mínimos. Do total de pessoas pesquisadas, apenas 5,7% tem salário superior a R$ 3.600. 

As mulheres são a maioria no quesito: 52% da renda são de pessoas do sexo feminino. Entre os trabalhadores, os homens são maioria, ocupando 60% das vagas, mas apenas 43% deles possuem carteira assinada.Quanto ao local de trabalho, a PNAD apontou que a maioria, quase 86% da população, trabalha em áreas urbanas.

Pesquisa por amostragem

O levantamento das estatísticas regionais e nacionais que formam a PNAD serve de instrumento para formulação, validação e avaliação de políticas orientadas para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria das condições de vida no Brasil. O estudo, realizado anualmente em todos os estados brasileiros, investiga características gerais da população, de educação, trabalho e renda, além de outras com periodicidade variável, de acordo com as necessidades de informação para o País.

Pontos moeda