Economia

Procon-ES orienta os consumidores sobre o pagamento das contas durante a greve dos bancos

A gerente de atendimento do Procon-ES, Anelisa Real, informa que os consumidores devem esgotar as alternativas para conseguir pagar suas contas

Os consumidores devem procurar alternativas, como caixas eletrônicos, para efetuar o pagamento de contas Foto: Divulgação

Diante da greve dos bancos, iniciada nesta terça-feira (30), os consumidores devem procurar um meio alternativo para quitar as dívidas, evitando-se assim, a cobrança de juros e multas. Os consumidores devem saber que a paralisação não possibilita o pagamento de suas contas com atraso, sem a cobrança de encargos.

Para não ser cobrado por eventuais encargos e evitar a inclusão do nome nos serviços de proteção ao crédito, os consumidores, que sabem a data de vencimento de suas contas, já podem agendar o pagamento ou então, utilizar outros canais de atendimento para quitar a dívida, como caixa eletrônico, internet, sede da empresa, depósito bancário identificado, lotéricas ou qualquer outra forma disponibilizada.

A gerente de atendimento do Procon-ES, Anelisa Real, informa que os consumidores devem esgotar as alternativas para conseguir pagar essas contas. “Uma opção é entrar em contato direto com a empresa responsável e se informar sobre as possibilidades existentes. Se um pagamento estava agendado e não foi debitado na data prevista, incidindo em multas e juros, o consumidor deverá registrar uma reclamação e os bancos deverão arcar com o prejuízo”, alerta.

A gerente explica ainda que quem precisar sacar dinheiro diretamente no caixa da agência, deverá entrar em contato por telefone com o banco e solicitar uma alternativa. “Quem não conseguir quitar o débito deve documentar as tentativas e registrar uma reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor”, ressalta.

Algumas opções para pagamento

Terminais de autoatendimento/caixas eletrônicos/rede Banco 24 Horas: depósitos, pagamentos, saques, transferências, DOCs, retiradas de talões de cheques, etc.;

Bankfones e internet banking: por esses canais é possível realizar quase todos os tipos de operações bancárias;

Serviços de Atendimento ao Cliente SAC: deverão prestar todas as orientações sobre as formas alternativas de pagamento;

Convênios com estabelecimentos comerciais: alguns bancos possuem convênios com lotéricas, Correios, supermercados, onde é possível pagar algumas contas como água e energia. As lojas de departamento também recebem pagamento.

Os consumidores podem registrar reclamações pessoalmente no Procon do seu município ou na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, Centro, Vitória das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br). As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151.

Pontos moeda