Economia

Santo Antônio: paralisação reflete colapso do projeto

Redação Folha Vitória

Brasília - O presidente da Santo Antônio Energia, Eduardo de Melo Pinto, disse que a paralisação das obras da usina é uma consequência "obrigatória e inevitável" do colapso do projeto. Em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o executivo disse não haver nenhuma briga entre a concessionária e o consórcio construtor da usina, que informou nesta segunda=feira, 01, ter iniciado um processo de demissões no canteiro de obras.

"Esse processo é a consequência obrigatória e inevitável do colapso do projeto", afirmou. A Santo Antônio Energia informou ao consórcio, em 23 de agosto, por meio de correspondência, que não tem mais dinheiro para pagar pelas obras da usina. Por essa razão, o consórcio informou hoje que paralisou as obras e iniciou um processo de demissão de operários.

Também alegando falta de recursos, a empresa depositou apenas 10% do valor devido em dívidas com a compra de energia no mercado de curto prazo. A concessionária precisa de um aporte de R$ 860 milhões para honrar o pagamento de julho, que vence em setembro.

Inadimplente na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a Santo Antônio Energia pode sofrer sanções pesadas e ser desligada do mercado. Neste caso, seus financiamentos podem ser suspensos, o que levaria ao vencimento antecipado de suas dívidas. Para evitar essa situação, Melo Pinto disse que solicitou o adiamento da data de pagamento da energia, que vence na próxima segunda-feira, 08.

"Se a ruína do projeto não é algo desejado, se querem evitar a ruína, suspendam e posterguem a liquidação na CCEE", afirmou, ressaltando que a postergação do pagamento foi autorizada duas vezes neste ano para as distribuidoras de energia.

Pontos moeda