Economia

Bebidas têm alta histórica em setembro no Índice de Preços ao Produtor

No acumulado no ano, o setor de bebidas abandonou os resultados negativos que persistiam desde o início de 2014, com avanço de 6,26% até setembro

Redação Folha Vitória
Na porta das fábricas, segundo a pesquisa, as bebidas tiveram aumento de 7,04% Foto: Divulgação

Rio - A alta de 7,04% nos preços das bebidas na porta de fábrica fez o setor dar a maior contribuição para a alta de 0,94% na inflação da indústria da transformação em setembro (0,21 ponto porcentual), segundo o Índice de Preços ao Produtor (IPP) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira, 31. Foi a maior alta registrada pelas bebidas dentro da série histórica da pesquisa, iniciada em janeiro de 2010.

O IBGE observa que, desde 2012, o mês de setembro tem registrado os principais reajustes de preços no segmento, devido à proximidade do verão. No acumulado no ano, o setor de bebidas abandonou os resultados negativos que persistiam desde o início de 2014, com avanço de 6,26% até setembro. Em 12 meses, a variação acumulada foi de 8,59%.

Veículos

A atividade de veículos automotores registrou aumento de 0,64% em setembro, o segundo maior impacto para a taxa de 0,94% do IPP no mês, o equivalente a 0,19 ponto porcentual. Segundo o IBGE, a atividade começa, nesse período do ano, a transição de modelos de automóveis antigos pelos modelos do próximo ano. Portanto, o ingresso de modelos 2015 já aparece no indicador, contribuindo para o aumento de preços na atividade.

Ainda assim, o resultado foi o maior dos últimos seis meses, mas ainda ficou abaixo dos aumentos registrados este ano em janeiro (1,06%) e fevereiro (0,65%). No ano, a atividade de veículos automotores acumula alta de 4,53%. Em 12 meses, o aumento ficou em 4,77%.

Pontos moeda