Economia

Bolsa de Tóquio avança após alta do dólar

Redação Folha Vitória

Tóquio - A bolsa de Tóquio começou a semana em alta, após os fortes dados dos Estados Unidos publicados na semana passada e em meio ao avanço do dólar durante as sessões asiáticas desta segunda-feira. O índice Nikkei subiu 1,16%, para 15.890,95 pontos, em dia de fluxo lento com feriados em vários países asiáticos.

No primeiro pregão em Tóquio depois da divulgação do relatório de emprego e da taxa de desemprego dos EUA, que caiu para 5,9%, o dólar avançou durante a sessão para 109,53 ienes, de 108,96 ienes da sessão anterior. A alta da divisa norte-americana favorece os exportadores locais, que veem seus preços se tornarem mais competitivos e aumentam os ganhos, em iene, ao repatriar lucros no exterior.

"Não é surpreendente que o mercado tenha reagido após a queda vista na semana passada, em meio a alta do dólar", avaliou o gestor-chefe do Chibagin Asset Management, Yoshihiro Okumura. "Do ponto de vista macroeconômico, o Japão não está em boa situação, no entanto, a política de incentivos do governo pode ter efeito semelhante nas ações ao que um aumento de lucros das empresas teria", afirmou.

As ações da Toyota Motor avançaram 1,5%, enquanto a Panasonic subiu 1,8% e a Fanuc valorizou 1,1%. A Fujifilm Holdings atingiu o maior nível deste ano, após valorizar 2,8% hoje, com notícias de que duas vítimas de Ebola foram curadas por um medicamento produzido por uma subsidiária da companhia japonesa.

Entre as varejistas de moda, no entanto, o movimento foi no sentido contrário. A Onward Holdings caiu 4,5% e a Chiyoda perdeu 5,1%, em meio a frustração com os lucros, que caíram depois da implementação do aumento do imposto sobre consumo em abril deste ano. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda