Economia

Cinco empresas capixabas entre as 150 melhores para se trabalhar no Brasil

A pesquisa foi realizada pelo guia Você S/A e a Fundação Instituto Administração e o resultado mostrou que cinco empresas capixabas estão entre as 150 melhores empresas para se trabalhar

O Hospital Unimed Sul Capixaba alcançou o topo da lista do setor de cooperativas Foto: Divulgação

Cinco empresas capixabas estão na lista das 150 melhores do Brasil para se trabalhar. A pesquisa foi realizada pelo guia da revista Você S/A e a Fundação Instituto Administração (FIA), divulgados na última quarta-feira (15). São elas: Hospital Unimed Sul Capixaba, Plano de Saúde Unimed, São Bernardo Apart Hospital, Plano de Saúde São Bernardo e Samarco Mineração. 

Este ano, 348 empresas e 17 entidades públicas de todo o País se inscreveram e quase 117.800 empregados responderam à pesquisa. Ao final foram escolhidas as 150 melhores empresas para trabalhar, agrupadas em 19 setores de atuação que são: energia, atacado, bancos e serviços financeiros, bens de consumo, construção, cooperativas, farmacêutico, indústria automotiva, indústrias diversas, instituições públicas, papel e celulose, química e petroquímica, serviços, serviços de saúde, siderurgia e metalurgia, tecnologia e computação, telecomunicações, transporte e logística e varejo.

A equipe passou por 95 cidades e entrevistou funcionários de 184 empresas, avaliando o índice de qualidade no ambiente de trabalho, índice de felicidade no trabalho e índice de qualidade na gestão de pessoas.

A pesquisa também mostrou que os trabalhadores mais felizes estão nas empresas com melhor clima de trabalho, sem conflitos ou pressão. E também naquelas que dão mais benefícios do que a lei obriga. Isso é bom para os trabalhadores e para a empresa. Alguns benefícios oferecidos por essas empresas e que ajudam na qualidade de vida do funcionário.

Grupo São Bernardo

Após três anos, os funcionários do São Bernardo Apart Hospital e do Plano de Saúde São Bernardo Saúde recebem visita de gestores da empresa para identificar as necessidades dos colaboradores, dando eletrodomésticos e reparos de casa. Os novos papais e mamães recebem auxílio-fralda até os seis meses de idade do bebê, e auxílio-leite até os seis anos da criança.

Grupo Unimed Sul Capixaba

Quem trabalha no Hospital Unimed e no Plano da Empresa, ambas no Sul do Espírito Santo, tem salários 10% mais altos do que o restante da cidade de Cachoeiro de Itapemirim. Além disso, capacitação periódica de graça e 50% de desconto na mensalidade de cursos de graduação e pós. A empresa conta, também, com política de estabilidade para funcionários que estão a cinco anos da aposentadoria, os remanejando sem desligá-los da empresa.

Samarco Mineração

A empresa dobra a contribuição à previdência privada em até 9% do salário para funcionários. Vale-livro e kit escolar também são concedidos aos funcionários e seus filhos. Subsídio de 80% da mensalidade para cursos técnicos e pós-graduação. O plano de saúde oferecido reembolsa 90% dos grandes procedimentos, até cirurgias complexas, sendo que os 10% pagos pelo funcionário não podem ultrapassar 1% do salário.

Pontos moeda