Economia

Cresce número de agências bancárias fechadas no segundo dia de greve no Estado

A greve começou na última terça-feira (30) em todo o país. No Brasil, de acordo com dados divulgados pela Contraf, mais de 6 mil agências estão fechadas

Mais de 200 agências estão fechadas no Estado Foto: Divulgação

Passou para 228 o número de agências bancárias fechadas no Espírito Santo nesta quarta-feira (1), segundo dia da greve dos bancários. Também permanecem fechados os prédios do Centro de Processamento de Dados (CPD) do Banestes, do Banco do Brasil da Pio XI e do Bandes, além de quatro departamentos da Caixa.

No primeiro dia foram 185 agências com as portas fechadas em todo o Estado. “O aumento no número de agências fechadas mostra a força e a união dos bancários capixabas na mobilização para que a Fenaban volte à mesa de negociação e apresente propostas que atendam aos anseios da categoria e da sociedade. Demonstra também a indignação com a intransigência da Fenaban em não atender as reivindicações”, avaliou o coordenador geral do Sindicato dos Bancários/ES, Carlos Pereira de Araújo, o Carlão.

Na Grande Vitória todas as agências da Caixa estão fechadas. No Banestes, são 45, o que corresponde a 80,36%. Os bancos privados que estão fechados correspondem a oito unidades do Santander, nove do Bradesco, oito do Itaú, três do HSBC, uma do Safra e uma do Banco Mercantil do Brasil. No interior, estão fechadas 35 agências da Caixa Econômica, 10 do Banestes, 32 do Banco do Brasil, duas do Banco do Nordeste e quatro de bancos privados, sendo uma do Santander, uma do Bradesco e duas do Itaú.

Mais de 6 mil agências fechadas no Brasil

De acordo com dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), cerca de 6572 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados foram fechados em todo o Brasil no primeiro dia da greve dos bancários, que teve início na última terça-feira (30). Esse número corresponde a 6,95% a mais do que no primeiro dia de greve do ano passado.

Caixas eletrônicos liberados

Em função da pressão dos usuários do sistema bancário, apesar da greve, está liberada a utilização dos terminais de auto-atendimento instalados no interior das agências. De acordo com o coordenador geral do Sindibancários-ES, os caixas eletrônicos devem funcionar normalmente até o dia 7 de outubro. 

“Decidimos ontem durante assembleia manter o auto-atendimento até o quinto dia útil, que é quando os aposentados recebem. Após esse período, vamos nos reunir novamente para decidirmos o que iremos fazer. Se vamos manter a greve ou acabá-la”, afirmou.

Segundo Araújo, as transações bancárias, como, contratos, empréstimos e financiamentos, ficam paralisadas. Os bancos funcionam com o serviço parcialmente ativo. Apenas o gerente geral e dois bancários têm permissão para entrar nas agências. De acordo com o Sindibancários, a categoria não quer só aumento de salário, mas entre as principais reivindicações estão melhores condições de trabalho, valorização dos trabalhadores e atendimento de qualidade aos clientes.

Pontos moeda