Economia

FGV: confiança do comércio cai no trimestre até outubro

Redação Folha Vitória

Rio - A confiança do empresário do comércio manteve a trajetória de declínio no trimestre encerrado em outubro. O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 10,3% na comparação a igual período de 2013, divulgou nesta segunda-feira, 27, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em setembro, a taxa trimestral interanual havia sido menos intensa, com queda de 8,7%.

"A confiança do Comércio continua baixa em termos históricos e não sinaliza muita empolgação do setor com as vendas de final de ano. Considerando os dois horizontes temporais da pesquisa, a percepção sobre o nível atual de demanda evoluiu de forma ligeiramente favorável no mês, mas as expectativas ainda não apresentam evidências de melhora", avaliou o superintendente adjunto de Ciclos Econômicos da FGV, Aloisio Campelo, em nota..

No trimestre até outubro, o Icom ficou em 112,5 pontos. Em igual período de 2013, o indicador havia ficado em 125,5 pontos.

O Índice da Situação Atual (ISA-COM) repetiu a queda de 15,9% no trimestre até outubro em relação a igual período do ano passado. Em setembro, um recuo nessa magnitude já havia sido observado na mesma base de comparação.

Na média de agosto a outubro, 10,3% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte (contra 16,3% em igual período do ano anterior), e 29,0% como fraca (contra 19,5% na mesma base).

Já Índice de Expectativa (IE-COM) caiu 6,8% nos três meses até outubro ante igual período de 2013. Até setembro deste ano, a queda era de 4,2%, na mesma base. A coleta de dados para a edição de outubro da sondagem foi realizada entre os dias 01 e 23 deste mês e obteve informações de 1.146 empresas.

Pontos moeda