Economia

Sem acordo, bancários prometem radicalizar e bloquear caixas eletrônicos no Estado

Mais de 240 bancos estão fechados em todo o Espírito Santo. Segundo o Sindibancários, uma assembleia já está marcada para a próxima terça-feira (7)

Bancos estão fechados desde a última terça-feira (30) Foto: Divulgação

No quarto dia de greve os bancários afirmam que não avançaram as negociações com os patrões e prometem radicalizar a paralisação na semana que vem. Nesta sexta-feira (3) mais agências bancárias amanheceram com as portas fechadas. De acordo com o Sindicato dos Bancários do Estado (Sindibancários), já são 248 bancos estão em greve em todo o Estado.

Nos caixas eletrônicos é possível fazer saques, mas depósitos estão impedidos na maioria das agências. Para pagar contas a saída são as casas lotéricas. Segundo Fabrício Coelho, diretor do Sindibancários no Estado, o problema é que os bancos não negociam, mesmo com lucros altos.

Os bancários garantem que os caixas eletrônicos vão funcionar normalmente até o quinto dia útil de outubro, na próxima terça-feira (7). Isso vai permitir que quem recebe salário possa sacar seu dinheiro. Mas se as negociações não avançarem, até esse serviço pode ser desativado. Uma assembleia já está marcada para acontecer na próxima terça-feira (7).

> Procon-ES orienta os consumidores sobre o pagamento das contas durante a greve dos bancos
> Comércio perde até R$ 4 milhões com protesto de ônibus na Grande Vitória  

Na Grande Vitória 151 agências estão paradas, sendo 37 da Caixa, 45 do Banestes, 34 do Banco do Brasil, 11 do Santander, 10 do Bradesco, nove do Itaú, três do HSBC, uma do Safra e uma do Banco Mercantil do Brasil. Também permanecem fechados quatro departamentos da Caixa, além dos prédios do Banco do Brasil da Pio XII, Bandes e do Centro de Processamento de Dados do Banestes. 

No interior são 97 agências paralisadas, que correspondem a 40 da Caixa, 14 do Banestes, 36 do Banco do Brasil, duas do Banco do Nordeste do Brasil, duas do Itaú, uma do HSBC, uma do Bradesco e uma do Santander. As agências de banco privado que estão fechadas no interior são do município de Colatina.

Além disso, no Brasil, o número de agências e centros administrativos de bancos públicos e privados que fecharam suas portas na última quarta-feira (1), subiu de 7.673 para 9.379 em nível nacional, o que significa um aumento de 22,2% em relação à terça-feira (30).

Pontos moeda