Economia

Veículos pioram dentro da confiança no comércio, diz FGV

Redação Folha Vitória

Rio - A deterioração da confiança do comércio no trimestre encerrado em outubro foi disseminada entre os cinco principais setores da atividade, informou nesta segunda-feira, 27, a Fundação Getulio Vargas (FGV). A piora mais expressiva foi observada no segmento de veículos, motos e peças, que nos últimos três meses chegou a exibir tendência de perdas menores na confiança. No conjunto, o Índice de Confiança do Comércio (Icom) recuou 10,3% nos três meses até outubro em relação a igual período de 2013.

No setor de veículos, motos e peças, o Icom caiu 17,4% no trimestre até outubro em relação a igual período do ano passado. Até setembro, a queda era de 13,8% na mesma base de comparação. O segmento de materiais de construção também intensificou as perdas, de -10,0% nos três meses até setembro para -10,8% até outubro, sempre na comparação com igual período de 2013.

Os setores mais tradicionais do varejo, que compõem o chamado varejo restrito, tiveram baixa de 9,2% na confiança no trimestre até outubro, contra recuo de 7,5% até setembro, também em relação a igual período do ano passado. No varejo ampliado, que inclui os segmentos tradicionais, os veículos e os materiais de construção, a confiança caiu 10,7% até outubro, contra 8,7% até setembro, na mesma base.

No atacado, que responde por cerca de um terço do comércio, também houve piora da confiança. O Icom caiu 9,5% no trimestre até outubro em relação a igual período de 2013. Em setembro, essa taxa era de -8,4%, segundo a FGV.

Pontos moeda