Economia

FecomercioSP: confiança do comércio sobe 2,1% em outubro

Redação Folha Vitória

São Paulo - O Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Município de São Paulo (ICEC) apresentou alta de 2,1% em outubro ante setembro, mas recuou 15,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, divulgou nesta sexta-feira, 07, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Em uma escala de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total), o indicador bateu 102,6 pontos, ante 100,6 pontos no mês passado.

Ao contrário das leituras anteriores, dessa vez as empresas de menor porte (com até 50 funcionários) foram as responsáveis pelo aumento da confiança dos empresários do comércio, com alta de 2,2% na variação mensal. Já nas empresas de maior porte, houve ajuste para baixo (-6,2%). Para a assessoria econômica da FecomercioSP, esse ajuste parece ser apenas um acerto após o exagerado crescimento no mês passado, quando as companhias de maior porte tiveram alta de 9,5%.

O avanço de 2,1% do ICEC em outubro foi a segunda alta mensal sucessiva após sete quedas seguidas. A intensidade da alta, contudo, sofreu pequena desaceleração, uma vez que, de agosto para setembro, o indicador subiu 2,3%. Para economistas da FecomercioSP, apesar da leve recuperação, o desempenho positivo não deve ser suficiente para reverter totalmente a queda observada entre fevereiro e agosto deste ano. A tendência, segundo a entidade, é de um Natal mais modesto em relação a 2013.

Indicadores

Os três indicadores que compõem a confiança do empresário tiveram percepções mais otimistas. A maior alta foi no índice que analisa as condições atuais do empresário, que passou de 66,2 pontos em setembro para 69,3 pontos em outubro (alta de 4,8%). Já o índice de expectativa avançou 1,6%, ao passar de 138,9 para 141,1 pontos. O indicador que mede a propensão a novos investimentos, por sua vez, aumentou 0,9% (de 96,6 para 97,4 pontos), apesar de ainda estar na área de pessimismo.

Pontos moeda