Economia

IGP-DI de outubro sobe 0,59%, segundo a FGV

Redação Folha Vitória

Rio - O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) avançou 0,59% em outubro, após subir 0,02% em setembro, informou, nesta quinta-feira, 6, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com isso, o IGP-DI acumula altas de 2,22% no ano e de 3,21% nos últimos 12 meses. O resultado do indicador na leitura mensal ficou próximo ao teto do intervalo das projeções do mercado financeiro, que estimavam desde um avanço de 0,26% a uma alta de 0,60%, com mediana de 0,47%, de acordo com as instituições ouvidas pelo AE Projeções.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-DI. O IPA-DI, que representa o atacado, subiu 0,73% no mês passado, após recuar 0,18% em setembro. Por sua vez, o IPC-DI, que apura a evolução de preços no varejo, cresceu 0,43% em outubro, em comparação com alta de 0,49% no mês anterior. Já o INCC-DI, que mensura o impacto de preços na construção, apresentou alta de 0,17%, contra avanço de 0,15%, na mesma base de comparação.

O período de coleta de preços para o IGP-DI de outubro foi do dia 1º ao dia 31 do mês passado. O IGP-M de outubro, que havia captado preços do dia 21 de setembro até o dia 20 do mês de referência, apresentou alta de 0,28%. Às 11 horas, a FGV concede coletiva de imprensa sobre o indicador.

Agropecuária

Os preços dos produtos agropecuários atacadistas subiram 2,25% no mês passado, após queda de 0,40% em setembro. FGV), que anunciou há pouco o IGP-DI de outubro. A instituição informou ainda que os preços dos produtos industriais no atacado registraram alta de 0,17%, em comparação ao recuo de 0,10% na mesma base de comparação.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais tiveram alta de 0,55% em outubro, após aumento de 0,03% no mês anterior. Por sua vez, os preços dos bens intermediários subiram 0,50% no mês passado, em comparação a queda de 0,09% em setembro. Já os preços das matérias-primas brutas registraram aumento de 1,23%, ante redução de 0,55% na mesma base de comparação.

Núcleo

O núcleo do Índice de Preços ao Consumidor - Disponibilidade Interna (IPC-DI) de outubro subiu 0,47%, taxa maior do que a registrada no núcleo anterior, de 0,43%, referente a setembro. O núcleo do IPC-DI é usado para mensurar tendências e calculado a partir da exclusão das principais quedas e das mais expressivas altas de preço no varejo. Ainda de acordo com a FGV, o núcleo acumula altas de 5,14% no ano até outubro e de 5,95% em 12 meses.

Pontos moeda