Economia

Vitória é a terceira melhor capital para abrir um negócio, aponta ONG

Estudo traça um panorama das cidades com melhores condições para quem busca gerar valor por meio da criação ou expansão de alguma atividade econômica

Vitória ficou atrás no ranking apenas de Florianópolis e São Paulo Foto: Divulgação/Prefeitura

O ambiente empreendedor de Vitória fez da cidade a terceira melhor capital do país mais favorável para abrir um negócio. O dado é da ONG Endeavor, que criou o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE).

O estudo traça um panorama das cidades com melhores condições para quem busca empreender, ou seja, para os donos de negócios que buscam gerar valor por meio da criação ou expansão de alguma atividade econômica, identificando ou explorando novos produtos, processos e mercados.

Ambiente regulatório, infraestrutura, sistema de transportes, mercado, inovação, acesso a capital, capital humano e cultura foram os pilares que nortearam a escolha das melhores cidades. A cidade, que obteve a nota 7,16, ficou atrás apenas de Florianópolis (SC), com 7,53, e São Paulo (SP), com 7,46.

De acordo com o estudo, Vitória atingiu tal colocação em virtude de algumas características: o empreendedor encontra na capital 35% da população com ensino superior, 74% da população com acesso à internet e uma das três melhores redes de transportes do país.

"A vocação natural da cidade está na qualidade dos serviços, além de ter mão de obra qualificada. Há também a proximidade dos grandes centros urbanos brasileiros, possibilitando a troca de informações. Temos uma qualidade de vida invejável. O deslocamento para outras localidades também é fácil", destacou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Avaliação

Em sua primeira edição, o levantamento analisou apenas as 14 capitais brasileiras que possuem regiões metropolitanas com mais de 1% das empresas de alto crescimento do Brasil (aquelas que conseguem crescer pelo menos 20% por três anos seguidos, segundo dados do IBGE). Atualmente, há 35 mil empresas (1% do total do país) nessa categoria.

Ranking

Vitória ficou à frente de Curitiba (PR), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Belém (PA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

Pontos moeda