Economia

Western Asset acha ambicioso superávit de 1,2% em 2015

Redação Folha Vitória

São Paulo - A meta de superávit primário de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015 anunciada nesta quinta-feira, 27, pelo futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy, é "ambiciosa", dado o cenário de crescimento fraco e de aumento das despesas esperados para o próximo ano, avaliou o economista chefe da Western Asset, Adauto Lima. Em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, disse ver dificuldade em se alcançar essa meta. "Se chegar à meta, acho que a mudança vai ser bastante significativa", disse.

Já em relação à meta de superávit primário de no mínimo 2% do PIB para 2016 e 2017, o economista avaliou que ela não é compatível para estabilizar e diminuir a dívida pública no médio e longo prazo. "Ele (Joaquim Levy) sugere 2%, mas acredito que somente um superávit primário de 2,5% poderia gerar sustentabilidade da dívida pública", afirmou. De acordo com o economista, em linhas gerais a fala da nova equipe econômica foi muito "superficial" e não abordou temas que o mercado esperava.

Lima destacou ainda que a escolha de Joaquim Levy para a Fazenda foi "positiva", em razão da boa reputação do nome do sucessor de Guido Mantega. Questionado se o discurso de "autonomia dada pela presidente" foi bem visto pelo mercado, o economista afirmou que só o tempo e os atos da nova equipe mostrarão a validade da afirmação. "Se ela (Dilma) chamou alguém que tem visão diferente da que predominou nos últimos quatro anos, alguma coisa ela quer", disse.

Pontos moeda