Economia

Shoppings têm alta de 3% nas vendas de Natal de 2014 ante mesmo período de 2013

Redação Folha Vitória

São Paulo - As vendas nas lojas de shoppings cresceram 3% neste Natal na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 26, pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). O número leva em conta o crescimento real, já descontada a inflação.

O presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, considerou que o crescimento registrado no período está atrelado à abertura de novos shoppings e de projetos de expansão. "É um crescimento vegetativo que está relacionado a abertura de lojas novas, mas considerando as lojas já existentes não houve crescimento", afirmou.

No critério mesmas lojas, que leva em conta apenas as unidades abertas há mais de um ano, o executivo afirmou que as vendas ficaram estáveis, no mesmo patamar de 2013.

"Sem dúvida, o ano de 2014 foi ruim para o comércio, temos um cenário de crédito mais restrito para as populações de menor poder aquisitivo, insegurança com relação às mudanças na economia e a alta do dólar gerando aumentos de preço", disse Sahyoun.

O presidente da Alshop afirmou ainda que o movimento nos shoppings foi baixo sobretudo na véspera de Natal, dia 24 de dezembro. "Parece haver uma mudança de comportamento, não se vê mais os shoppings cheios no último dia antes do Natal, mas sim o movimento de um dia normal, sem filas", comentou.

Entre os fatores que contribuíram para essa mudança, Sahyoun destacou o crescimento das vendas via internet e uma antecipação das compras de Natal na Black Friday, em novembro.

De janeiro a dezembro de 2014, as vendas cresceram em termos reais 1,5%, segundo a Alshop. O indicador também foi considerado fraco pela entidade.

Para Sahyoun, os números podem indicar que os shoppings tenderão a enfrentar mais problemas com alta de vacância. Na avaliação dele, lojistas de menor porte (lojas satélite) não sentem incentivos para investir em lojas novas. A Alshop estima que hoje a média da vacância em shoppings em operação esteja em 10% e Sahyoun estima que esse número pode se aproximar de 12% em breve.

Em 2014, foram abertos 25 novos shoppings e dois encerraram as atividades, chegando ao final do ano a um total de 889 centros de compras. A Alshop conta ainda que há 134 shoppings em construção, a serem inaugurados entre três e quatro anos.

Pontos moeda