Economia

Correção: Núcleo do CPI da zona do euro subiu 0,6% em janeiro, e não 0,5%

Redação Folha Vitória

Londres - A nota enviada anteriormente contém uma incorreção. A Dow Jones Newswires informou que o Eurostat, a agência de estatísticas da União Europeia, corrigiu o dado do núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) em janeiro. De acordo com a correção, o núcleo registrou avanço anual de 0,6%, e não de 0,5%, como foi divulgado anteriormente. A leitura revisada permanece na mínima histórica. Segue o texto corrigido:

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro caiu 0,6% em janeiro ante igual mês do ano passado, após recuar em ritmo anual de 0,2% em dezembro, segundo dados preliminares divulgados hoje pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. Analistas consultados pela Dow Jones Newswires previam queda do CPI ligeiramente menor neste mês, de 0,5%. O recuo visto em janeiro é o maior desde julho de 2009.

O núcleo do CPI do bloco, que exclui itens voláteis como energia e alimentos, teve alta anual de 0,6% em janeiro, a menor já registrada, após avançar 0,7% em dezembro.

Nos últimos meses, os preços de energia têm sido pressionados pela forte queda das cotações do petróleo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda