Economia

Desaceleração de preço de agropecuários explica IGP-DI menor, diz Bozano

Redação Folha Vitória

São Paulo - O significativo arrefecimento do Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) entre novembro (1,14%) e dezembro (0,38%) foi puxado especialmente pelo alívio da inflação agropecuária, avaliou o economista Bernard Gonin, da Bozano Investimentos. "Já tinha mostrado desaceleração, mas veio ainda mais forte. Daí vem quase toda a surpresa", disse.

Dentre as principais quedas, o economista citou o recuo maior que o esperado das aves, de 3,82% ante baixa de 1,54% em novembro. A estimativa da Bozano era deflação de 1,7%. Além disso, mencionou o declínio de 5,82% do minério de ferro, após retração de 5,02%, ante expectativa negativa de 3,2%. "Mas devem devolver, principalmente a parte agrícola, que já subiu forte nos primeiros dias de janeiro", avaliou.

A despeito da desaceleração do IGP-DI em dezembro, Gonin acredita que em janeiro o indicador poderá voltar para a marca de 1,00%, devendo atingir cerca de 1,30%. As pressões, disse, devem advir dos alimentos de ciclo curto, como sazonalmente acontece, do segmento de pecuária, aves, além dos preços administrados, como os de eletricidade e transportes urbanos. "Tendência é de aceleração dos agropecuários, mas a inflação no varejo deve puxar mais. Tem energia elétrica, alimentos e tarifas de ônibus. A alta do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) vai ser uma bomba em janeiro, perto de 1,00%", estimou.

Pontos moeda