Economia

Prefeituras da Grande Vitória oferecem desconto de até 20% no pagamento do IPTU

Em Cariacica, o desconto máximo chega a 20% para quem já pagou o tributo em cota única nos últimos cinco anos. Na Capital e em Vila Velha, o desconto é de 8%. Serra oferece 10%

São muitas as despesas de início de ano. De matrícula dos filhos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Mas para quem se programou, pode aproveitar descontos em tributos. Somente no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o contribuinte pode ter, até, 20% de desconto sobre o valor inicial, em Cariacica, na Grande Vitória.

Prefeituras da Grande Vitória dão desconto para contribuinte que pagarem em cota única Fotos: Divulgação/Prefeituras

Na Capital, o reajuste do imposto em 2015 será de 6,46%. Para o contribuinte que for efetuar o pagamento do IPTU em cota única, o desconto será de 8%, mas pode aumentar se o capixaba for cadastrado no programa Nota Vitória. O primeiro vencimento acontece no dia 23 de março. O valor do imposto pode ser dividido em até dez vezes. Na internet, é possível verificar as regras de isenção de pagamento do imposto e imprimir os boletos.

Em Vila Velha, o reajuste do imposto em 2015 foi de 6,62%. O vencimento para a cota única e primeira parcela é no próximo dia 10 de abril. O pagamento pode ser feito em seis parcelas, sendo que, quem pagar em cota única, terá desconto de 8%. A previsão é que os carnês comecem a ser distribuídos no início de março, mas os contribuintes podem emiti-los pela internet, no site da prefeitura. As regras da isenção da taxa para contribuintes também estão no endereço eletrônico.

Já em Cariacica, o desconto máximo chega a 20% para quem já pagou o tributo em cota única nos últimos cinco anos. O calendário de quitação vai de 10 de abril a 10 de dezembro, incluindo prazo de cota única com descontos de 10%, 15% e 20%. O reajuste do IPTU no município em 2015 foi de 6,46%. A primeira parcela vence no dia 10 de abril. As regras de isenção de taxa estão no site da prefeitura. O carnê pode, também, ser impresso pela internet.

Na Serra, o reajuste de 2015 levou em consideração o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e terá aumento de 6,37%. O valor pode ser pago integralmente até o dia 12 de maio com 10% de desconto sobre o valor integral. Quem optar pelo parcelamento poderá fazê-lo em até seis parcelas. Os carnês de pagamento serão enviados para as residências a partir do dia 15 de fevereiro até o dia 18 de abril. Também há a possibilidade de imprimir o carnê pela internet. As regras para isenção de pagamento do imposto podem também ser conferidas na internet.

Pontos moeda