Economia

Quer se tornar patrão em 2015? Pesquisa aponta os 5 negócios mais promissores no Espírito Santo

Os ramos de alimentação, serviços de manutenção, estética, bares, lanchonetes, construção, academias e delivery encontram-se em destaque no Estado

Lanchonetes também se encaixam em um dos cinco negócios promissores  Foto: Divulgação

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES), com base no estudo realizado pelo Sebrae Nacional, constatou que apenas nos dez primeiros meses de 2014 foram criados mais de 1 milhão de empreendimentos formais no país. E em 2015, a formalização de pequenos negócios no Brasil irá continuar aquecida e seguir a mesma tendência. No Espírito Santo, os negócios promissores estão ligados aos ramos de alimentação, serviços de manutenção e estética.

Segundo a analista da Unidade de Atendimento do Sebrae ES, Jéssika Tristão, o futuro empreendedor deve se atentar às demandas do mercado e às necessidades da população. “Hoje, se destacam empresas que criam produtos ou serviços que resolvam problemas existentes na sociedade ou mesmo que criem necessidades não existentes antes, que passam a se tornar um ‘problema a ser resolvido’. Então, é fundamental ter a percepção do que é novo, inovador, importante e aceito pelo cliente”, afirmou Jéssika.

Contudo, para o negócio prosperar é necessário que o empresário conheça suas características empreendedoras e verifique quais as habilidades precisa desenvolver ou melhorar. “São esperadas do futuro empreendedor atitudes que transformem a sociedade: geração de empregos e de conhecimento, ações que demonstrem responsabilidade social e preocupação com o meio em que vivem", ponderou a analista.

Vale a pena investir em:

1)      Alimentação: Bares, restaurantes, lanchonetes;

2)      Serviços de manutenção: Construção, instalações elétricas, sanitárias, hidráulicas e de gás;

3)      Saúde e bem estar: Clínicas de estética, academias;

4)      Serviços que conferem praticidade ao dia a dia: Delivery;

5)      Setor de hospedagem: Hotéis e pousadas.

A analista ressalta ainda que é importante que o empreendedor esteja atento ao local em que irá funcionar seu negócio. Primeiramente deve ser feito um estudo, para identificar do que o local carece. Uma forma de fazer o negócio prosperar é fornecer serviços aos quais as pessoas ainda não tenham acesso.

Para ter sucesso nos empreendimentos neste ano não basta apenas investir nas atividades com melhores expectativas. Há chances de sucesso para muitas outras atividades. O importante é se preparar adequadamente para a entrada no mundo dos negócios.

Antes de abrir uma empresa, o empreendedor precisa elaborar um plano de negócios e se capacitar. Para isso, a analista lembra que o Sebrae ES tem uma programação diversificada e acessível a todos. Os especialistas podem orientar e recomendar uma boa oportunidade para quem deseja empreender ou melhorar o faturamento dos empresários que já atuam no mercado.

“Trabalhamos com consultorias, treinamentos, cursos, seminários, oficinas, eventos, publicações, entre outros serviços para auxiliar o empreendedor. Para janeiro e fevereiro, ainda há vagas disponíveis para cursos, oficinas e palestras como “Formalização para começar bem”; “Planejamento estratégico na medida”; “Atendimento a clientes – obtendo resultados com a satisfação do cliente”; “Empresário como líder coaching”; “Aumentando suas vendas com criatividade”; entre outras capacitações”, informa Jéssika.

Serviço

Espaço do Empreendedor – Sebrae ES
Local: Avenida Jerônimo Monteiro, 1000, Centro – Vitória/ES.
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 08h:30 às 17h:30.
Informações pelo telefone: 0800 570 0800

Pontos moeda