Economia

Repasse a bancos para pagamento de benefícios será feito em dia, diz Saintive

Marcelo Saintive disse que os atrasos nos repasses de recursos públicos para bancos fazerem o pagamento de benefícios sociais, trabalhistas e previdenciários não se repetirão

Redação Folha Vitória

Brasília - O novo secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, disse nesta terça-feira, 13, que os atrasos nos repasses de recursos públicos para bancos fazerem o pagamento de benefícios sociais, trabalhistas e previdenciários não se repetirão. Quando perguntado diretamente sobre os atrasos, chamados de "pedaladas fiscais", que marcaram a gestão do Tesouro e do Ministério da Fazenda nos últimos anos, Saintive disse: "Mensagem é que despesas obrigatórias serão pagas em dia".

Foto: Divulgação/Caixa

Em café da manhã com jornalistas, Saintive foi incisivo ao dizer que, a partir de agora, todos os repasses do Tesouro serão feitos em dia. "Isso é um princípio nosso. Está incluído na ideia de equilíbrio fiscal", afirmou citando também a importância da "transparência" na política fiscal. "Nosso princípio é que os pagamentos devem ser feitos em dia", disse ele.

Saintive é o sucessor de Arno Augustin, que por 7 anos e 7 meses comandou o Tesouro Nacional. Augustin é uma das 14 autoridades que o Tribunal de Contas da União (TCU) quer convocar para darem explicações sobre as "pedaladas fiscais". Como informou o Broadcast na sexta-feira, 9, e o jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de domingo, 11, o TCU comprovou em suas investigações que o Tesouro efetivamente atrasou o repasse de recursos para bancos públicos e privados de forma a melhorar artificialmente as despesas federais e, com isso, as contas públicas. Os atrasos ocorreram nos anos de 2013 e 2014.

Pontos moeda