Economia

Briga entre o empresário Eike Batista e o juiz do caso começou em dezembro

A briga entre os advogados que defendem o empresário e o juiz federal começou em dezembro, quando a defesa pediu o afastamento do magistrado do caso

Redação Folha Vitória
Os advogados de Eike pediram afastamento do magistrado do caso Foto: Divulgação

Rio - A briga entre os advogados que defendem o empresário Eike Batista e o juiz federal Flávio Roberto de Souza, responsável pela ação em que o ex-bilionário é acusado de manipulação de mercado e uso de informação privilegiada, começou em dezembro, quando a defesa pediu o afastamento do magistrado do caso. A alegação é que o juiz estaria sendo parcial.

Entre os argumentos usados pelos advogados está o fato de que, após a primeira audiência, o juiz concedeu entrevista à imprensa, "antes mesmo do fim da instrução criminal", na qual teria revelado "seu comprometimento com a hipótese acusatória e quebra da garantia de parcialidade do juiz".

No dia seguinte ao pedido de afastamento, Souza afirmou que a tática da defesa de Eike é criar "embaraços". "A tática da defesa é ir criando embaraços para que o processo não ande. São manobras", disse o juiz na ocasião, dois meses antes de, no último dia 4, ordenar o bloqueio de R$ 3 bilhões de Eike e seus familiares. O juiz tem criticado o estilo de vida de Eike e seus familiares que considera "incompatível com quem tem dívidas bilionárias."

Pontos moeda