Economia

Com o preço nas alturas, vale a pena trocar a gasolina pelo etanol no Espírito Santo?

Na hora de decidir com qual combustível abastecer, uma conta simples pode ajudar o capixaba proprietário de um veículo flex, que pode receber tanto gasolina quanto etanol

Consumidor deve colocar valores dos combustíveis na ponta do lápis Foto: Divulgação

Depois que entrou em vigor, no último domingo (1º), o reajuste nos preços dos combustíveis, os donos de carros do tipo Flex – aqueles que podem ser abastecidos tanto com gasolina quanto com etanol – devem colocar na ponta do lápis o que vale mais a pena na hora de encher o tanque.

Segundo informações da Agência Nacional do Petróleo, um tanque abastecido com álcool rende cerca de 30% a menos que um de gasolina. Isso para carros com motores em pleno funcionamento.

Para saber se compensa trocar de combustível, basta dividir os valores do litro do etanol pelo do litro da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, será mais econômico utilizar o etanol.

No Espírito Santo, por exemplo, a média dos valores dos combustíveis é de R$ 2,89 o litro do etanol e R$ 3,69 o da gasolina. Se utilizarmos a fórmula, o resultado será aproximadamente 0,78. Por isso, é mais econômico para o capixaba continuar abastecendo com gasolina.

Pontos moeda