Economia

Comitê define consumo humano como prioridade para uso de água

A região hidrográfica do Rio de Santa Maria da Vitória passa por um longo período de estiagem, prejudicando as atividades que dependem do uso de água para o desenvolvimento.

Comitê discute e adota medidas emergenciais para evitar que a crise hídrica se agrave Foto: Divulgação

Com a crise de água afetando o País, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio de Santa Maria da Vitória se reuniu esta semana para definir prioridades para uso e consumo de água. Na reunião, foi definido que a utilização da água para o consumo humano é a principal prioridade no momento. Os municípios de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Cariacica, Vitória e Serra serão abastecidos sem prioridade.

A região hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória passa por um longo período de estiagem, prejudicando as atividades que dependem do uso de água para o desenvolvimento.

Também foram definidos como prioridade para uso de água os seguintes itens: cuidado aos animais, uso agrícola para produção de alimentos, e, por último, os usos nas áreas de serviços, comércio e industrial.

A Cesan deve fornecer toda a medição captada e consumida pela população. Essa medição passou a ser aferida no dia 1 de dezembro do ano passado até a presente data. As Câmaras de Vitória e Vila Velha aprovaram a resolução sob aplicação de multa para quem não respeitar.

A agricultura familiar não será prejudicada, podendo captar água dentro do limite permitido. Os agricultores devem usar mecanismos para utilização racional de água, evitando o desperdício e investindo em um reutilização do recurso natural com o apoio dos órgãos de assistência do Estado. A utilização de aspersor de irrigação de alta vazão está proibida e os demais recursos de irrigação só podem ser utilizados à noite.

Em parceria com os municípios da bacia de Santa Maria da Vitória, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) vai conceder um prazo de 60 dias para a realização do cadastro daqueles que captam água sem autorização. Se o cadastro não for feito dentro do prazo, haverá aplicação de multa.

Além das recomendações, ficou sob responsabilidade do Governo um levantamento dos prejuízos causados à região durante o período de estiagem para a criação de crédito especial para a agricultura familiar. Também foi recomendado ao Poder Público Municipal, a criação de uma legislação específica para diminuir o desperdício de água e incentivar o uso racional.

Pontos moeda