Economia

Confiança do comércio recua 8,8% em fevereiro, diz FGV

Redação Folha Vitória

Rio - O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 8,8% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta quinta-feira, 26. Diante desta quarta queda consecutiva, o Icom atingiu 97,9 pontos no período. Trata-se do recuo mais intenso e o menor nível para o dado em toda a série histórica, iniciada em março de 2010. Com o resultado, o índice ainda migrou para a zona considerada "desfavorável" à atividade, abaixo dos 100 pontos. A média histórica do índice é de 125,2 pontos.

"A confiança recuou de forma intensa e disseminada entre os segmentos do comércio em fevereiro. O resultado retrata um setor insatisfeito com os níveis atuais de demanda e pessimista em relação às perspectivas de vendas e lucratividade nos próximos meses", avaliou o superintendente adjunto de Ciclos Econômicos da FGV, Aloisio Campelo, em nota.

A piora mais intensa ocorreu em relação às avaliações sobre o momento presente. O Índice da Situação Atual (ISA-COM) caiu 14,4% neste mês, para 76,4 pontos (o pior nível da série), após avanço de 11,2% em novembro. Já o Índice de Expectativas (IE-COM) diminuiu 4,6% em dezembro, para 119,4 pontos, também no mínimo histórico.

Desde a edição de novembro, a Sondagem do Comércio passou a trazer oficialmente dados com ajuste sazonal. Até então, o Icom era divulgado apenas com variações interanuais trimestrais. Como a série ainda é recente (iniciada em março de 2010), a FGV adiantou que vai revisar os resultados mês a mês, até que estejam mais consolidados. A coleta de dados para a edição de fevereiro da sondagem foi realizada entre os dias 02 e 23 deste mês e obteve informações de 1.219 empresas.

Pontos moeda