Economia

Membros do BC japonês enxergam melhora em mentalidade deflacionária do país

Redação Folha Vitória

Tóquio - Vários membros do conselho de política monetária do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) acreditam que a conversão da tendência deflacionária do país para uma tendência inflacionária tem progredido, conforme publicado na ata da reunião de janeiro do conselho, divulgada nesta segunda-feira. Esta avaliação põe em xeque as especulações do mercado sobre novas medidas de relaxamento monetário para combater a baixa inflação.

"Apesar das acentuadas quedas nos preços do petróleo e de um aumento mais lento no índice de preços ao consumidor, as expectativas de médio e longo prazo para a inflação têm sido mantidas", vários deles disseram na reunião, segundo a ata.

De acordo com o documento, os conselheiros entendem que as medidas de relaxamento monetário adotadas no fim de outubro do ano passado, com foco no combate à baixa inflação, têm atingido os efeitos pretendidos. À época, o banco central japonês elevou para 80 trilhões de ienes o volume anual de compra de ativos, para estimular a demanda da economia.

Na reunião do fim de janeiro, o BoJ decidiu manter inalterada a política monetária. Alguns dos membros afirmaram, inclusive, que o amplo programa de ativos pode ser "tecnicamente viável por um tempo" e que, por isso, os bancos precisam estar atentos à sustentabilidade de seus negócios.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda