Economia

Previsão da ONS projeta ENA baixo para o Sudeste

Redação Folha Vitória

São Paulo - A primeira previsão do Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico para o ritmo de chuvas na região Sudeste/Centro-Oeste durante o mês de março não é favorável. Dados preliminares indicam que a Energia Natural Afluente (ENA), ou a efetiva capacidade de geração de energia a partir do volume de chuvas no período, deve ficar em 69% da média de longo termo (MLT) para meses de março.

O número é inferior aos mais de 80% considerados necessários para que o nível dos reservatórios se recupere entre março e abril e chegue, ao final do chamado período úmido, em condições de suportar o período de estiagem. O Sudeste/Centro-Oeste reúne 70% da capacidade de armazenamento de água do País.

A previsão para a região Nordeste, que também sofre com a falta de chuvas, é ainda mais grave. A ENA local deve ser equivalente a 39% da média histórica. Nessa quinta-feira, 26, o nível de água armazenada nos reservatórios que abastecem as usinas hidrelétricas localizadas no Nordeste estava em apenas 18,02% da capacidade, abaixo dos 20,36% apurados no Sudeste.

A região Sul, por outro lado, deve continuar a registrar maior precipitação de chuva. O ONS prevê chuvas equivalentes a 152% da média histórica para o mês de março. Na região Norte, a previsão é de 77% da MLT. Ontem, o nível dos reservatórios na região Sul estava em 50,85% da capacidade. No Norte, estava em 38,16%.

Pontos moeda