Economia

Schäuble perdeu a calma na reunião do Eurogrupo, diz primeiro-ministro grego

Redação Folha Vitória

Atenas - O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, pediu, nesta terça-feira, que os líderes europeus ajudem a acabar com o impasse entre Atenas e os credores internacionais sobre as necessidades futuras de financiamento do país. Os comentários foram feitos uma dia depois das negociações entre os ministros das Finanças da zona do euro sobre um novo acordo de financiamento grego fracassarem, demonstrando a ampla lacuna entre a Grécia e os seus parceiros europeus e ampliando a já elevada incerteza sobre o futuro do país dentro do bloco.

Em um discurso para membros de seu partido, o Syriza, disse que o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble perdeu a calma na reunião do Eurogrupo realizada, ontem, em Bruxelas, e que quando dizemos "não", queremos dizer "não". Segundo ele, está claro que alguns no Eurogrupo querem prejudicar a Grécia. Tsipras afirmou também que as negociações com credores ainda estão no estágio inicial e que a Grécia deseja uma solução viável e não um conflito.

Tsipras acrescentou que o aumento do sentimento na Grécia contra a reunião do Eurogrupo, ontem, não reflete o estado de espírito com o qual ele se deparou na cúpula realizada na semana passada. "As negociações com nossos parceiros não são uma questão técnica, mas profundamente política. É por isso que elas não podem acabar em poucas horas. É um processo de negociação que vai continuar. A solução para o impasse na zona do euro não será dada por tecnocratas, mas pelos dirigentes políticos da Europa. E estamos otimistas sobre isso. Estamos otimistas de que será encontrada uma solução", disse Tsipras.

Ele reiterou os planos de seu governo para prosseguir imediatamente com mudanças para relaxar as medidas de austeridade exigidas pelos credores internacionais, como por exemplo, alterações nas leis trabalhistas. Segundo Tsipras, seu governo começará a implementar a política social a partir de quinta-feira. Ele afirmou também que "não vamos recuar das promessas que fizemos antes das eleições".

Tsipras nomeou o ex-ministro do Interior Prokopis Pavlopoulos, um membro do partido conservador Nova Democracia, como candidato a próximo presidente do país, um movimento que deve ganhar um amplo apoio no Parlamento. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda