Economia

Serviços de telefonia lideram reclamações de consumidores no Procon

No Estado, foram registradas 56 mil atendimentos. As campeãs de reclamações dos capixabas foram empresas de telefonia fixa e móvel, bancos, lojas de eletrodomésticos e operadoras de TV

Empresas de telefonia foram alvos do maior número de reclamações no Estado e no Brasil Foto: Divulgação

A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) divulgou na última segunda-feira (9), o Boletim Sindec 2014, que apresenta uma breve análise sobre as demandas de consumo levadas aos Procons de todo o Brasil, integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), durante o ano passado.

No ano de 2014, foram realizados 2.490.769 atendimentos pelos Procons integrados ao Sindec. Uma média mensal de 206 mil consumidores atendidos, sendo que, 62,7% desse número correspondem ao registro de reclamações e denúncias e 37,3% a consultas e orientações prestadas aos consumidores. 

O Boletim traz ainda o detalhamento dos assuntos mais demandados pelos consumidores brasileiros nos 26 estados e no Distrito Federal. De acordo com o documento, os assuntos que mais receberam queixas dos consumidores em 2014 foram: telefonia fixa, telefonia celular, banco comercial, cartão de crédito, TV por assinatura, aparelho celular, financeira, microcomputador, móveis e eletrodomésticos.

Os problemas mais frequentes estão relacionados a cobranças, representando 35,6% das demandas; seguido de problemas na oferta; vício ou má qualidade do produto ou serviço e problemas com contrato.

No Espírito Santo, o Procon Estadual registrou mais de 55 mil atendimentos. As empresas mais reclamadas pelos capixabas foram, em primeiro lugar, a Oi fixo/celular, seguida da Vivo, Itaú, Claro/Embratel e Bradesco. Em sexto lugar aparece a Via Varejo (Casas Bahia/Ponto Frio/Nova Ponto Com), Escelsa, GVT, Sky e em décimo lugar está o Santander.

O diretor-presidente do Procon-ES, Ademir Cardoso, explica que os serviços de telefonia como atividade mais reclamada nos Procons de todo o País, indicam a má prestação de serviços de voz e dados, mau atendimento ao consumidor e cobranças de serviços não contratados. “O registro das denúncias dos consumidores contribuirá ainda mais para a atuação dos Procons, seja para auxiliar os consumidores na solução do problema, seja na aplicação de penalidades”, informa.

Transparência 

Os dados utilizados na elaboração do Boletim Sindec foram disponibilizados em formato aberto também no Portal Brasileiro de Dados Abertos. São "dados abertos" aqueles que estão livremente disponíveis para o uso e reuso por qualquer interessado, sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle.

Sindec

O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor é o sistema informatizado que integra o atendimento realizado por Procons de 26 estados, do Distrito Federal e de 336 municípios. Como vários destes Procons contam com mais de uma unidade, o Sistema abrange 641 unidades espalhadas por 440 cidades brasileiras.

Consumidor.gov.br

Desde 27 de junho do ano passado mais um sistema vem subsidiando os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor com informações a respeito dos problemas vivenciados pelos consumidores no mercado de consumo. Trata-se do Consumidor.gov.br, um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo na internet, monitorado pelos órgãos de defesa do consumidor e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, com o apoio da sociedade. Atualmente a plataforma conta com 52 mil usuários cadastrados e 228 empresas credenciadas, já tendo sido registrados 50 mil atendimentos. 

Pontos moeda