Economia

Caminhoneiros prometem 'buzinaço' em Brasília às 18h desta segunda-feira

Redação Folha Vitória

Brasília - Um grupo de caminhoneiros ligados ao Comando Nacional dos Transportes promete uma manifestação em Brasília, nesta segunda-feira, 2, às 18h. Com dez caminhões parados em um posto de gasolina de Luziânia (GO), cidade próxima do Distrito Federal, os trabalhadores estão à espera de mais veículos e do posicionamento de líderes que estariam no Congresso tentando um intermediário para um encontro com representantes do governo.

Ivar Schmidt e Márcio Correa, representantes dos caminhoneiros, informaram ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, que o "buzinaço" deve ocorrer às 18h em frente ao Congresso Nacional. "Não queremos atrapalhar o trânsito de Brasília, por isso vamos chegar depois do horário de pico. Era para os caminhões terem chegado mais cedo, mas a Polícia Militar de Goiás segurou o movimento com uma operação de fiscalização e vistoria", explicou Schmidt.

O caminhoneiro Sildo Enck, que está com seu caminhão parado no posto de Luziânia, afirmou que o grupo veio em paz e que não quer criar tumulto. "Viemos do Oeste de Santa Catarina, da cidade de Maravilha. Pegamos nosso instrumento de trabalho, que é o caminhão, e viemos protestar, não fazer desordem", garantiu.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma equipe foi até o posto onde o grupo está reunido e constatou que não há qualquer infração ou movimentação fora do normal. Pamela Vieira, porta-voz do 1º Distrito Regional da PRF em Brasília, informou que, se os caminhoneiros vierem em comboio, mas não impedirem a fluidez da via, não há problema. "Não tem problema se estiverem andando. Eles podem se manifestar, mas parar, só se for fora da via", disse.

Pontos moeda